quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Tranças, Dreads e afins

Como deixar seu cabelo no mais tradicional estilo africano? A cabeleireira Chris Oliveira, da Cia das Tranças responde as suas dúvidas.

A partir de quantos centímetros é possível trançar os cabelos?

Com 4 centímetros o cabelo já pode ser trançado.

Quais os tipos de tranças estão mais na moda hoje?

As tranças grossas e mescladas nas mulheres e, as rasteiras desenhadas nos homens (bastante caracterizado por tipos como Iverson - jogador de Basquete, R. Kelly - cantor, entre outros)

A trança fica legal para qualquer tipo de rosto? Gordinhos podem usar?

Sim, só se deve tomar cuidado com o modelo de trança. As pessoas com rosto mais arredondado ou gordo deve tomar cuidado com as tranças dividas ao meio.

Cabelos fragilizados por uso de química também podem ser submetido a tranças? Não arrebenta os fios?

Os cabelos com química forte não suportão tranças, pois a parte alisada pode arrebentar. Se a pessoa quiser voltar ao seu cabelo natural, aí sim, usar tranças por um bom tempo é uma alternativa para que o cabelo cresça naturalmente.

Ao trançar os cabelos, usa-se algum tipo de creme para manter os fios hidratados e fixar o penteado?

Somente nos cabelos mais lisos usa-se gel e nos cabelos crespos o melhor é não usar nenhum produto.

Quanto tempo as tranças duram? Há alguma dica para elas durarem mais?

Depende da trança e do crescimento do cabelo de cada pessoa, as rasteiras duram de 7 a 15 dias e as soltas com “canekalon” de 2 a 3 meses. A dica é dormir com touca de meia, não lavar a noite e nunca usar condicionador ou cremes nas tranças, pois alem de não ser necessário, pode causar caspas ou até seborréia e ainda ajuda a desfazer mais rápido.

Como se lava o cabelo trançado?

Com as pontas dos dedos, somente com shampoo se conseguir, para que dure mais num intervalo maior de tempo.

Para que tipo de cliente vocês não recomendariam o uso de tranças?

Pessoas com o coro cabeludo muito sensível e com problemas de queda exaustiva de cabelo.

Como se obtêm o visual dreadlook? Dá para fazer em casa?

Existem 4 tipos de dreadlook, as pessoas que tem o cabelo extremamente crespos basta trançar o próprio cabelo (tranças soltas) e deixar ele crescer sem destrançar, o cabelo vai se emaranhar no formato da trança.

Os cabelos crespo (médio) ou lisos devem usar a cera de mel de abelha (vendida em lojas especializadas), o cabelo deve estar comprido, sendo que este só sairá cortando todo o cabelo.

Todos os tipos de cabelos podem fazer o dread de lã ou de cabelo sintético, que inclusive, tem sido muito procurado e dura o mesmo tempo que as tranças de 2 a 3 meses e não é preciso ter o cabelo muito comprido. Fazer em casa não é recomendado, principalmente com a cera porque uma vez aplicada ela não saí do cabelo, além de ser um processo bastante trabalhoso.

Como é feita a higiene dos cabelos neste estilo?

Estes podem ser lavados diariamente, com muito shampoo e até sabão de coco e secar com secador é a melhor opção.

Qual duração média deste visual?

Os dreads de lã e de cabelo sintético duram de 2 a 3 meses, já os de cera ou com o próprio cabelo duram até que a pessoa resolva raspar para tirar, pois o dread verdadeiro nada mais é que tufos de cabelos totalmente embaraçados.

Um comentário:

FH SILVINO TURISMO E EVENTOS disse...

Workshop técnico e estética afro em Salvador abrem o calendário da inclusão dos cabeleireiros afros e trancistas na Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e o concurso Miss Brasil Afro na Bahia



O Ministério do Trabalho através da Classificação Brasileira de Ocupação atendendo a solicitação da Associação Nacional do Turismo Afro-Brasileiro - ANTAB a coordenação do Programa Beleza Étnica Brasil que tem na pessoa da profissional Negra Jhô a representante do estado da Bahia, confirmou a titulação " cabeleireiro afro-étnico " incluindo-se as artesãs capilares como categoria reconhecida pelo MTE.
A partir de agora os cabeleireiros necessitaram obter de forma abrangente conhecimento técnico sobre a área de estética afro, a nivel capilar que hoje é sem dúvida o maior problema dentro da profissão.
O portal terra foi o primeiro a evidênciar a conquista (http://beleza.terra.com.br/fotos/0,,OI104787-EI7484,00-Profissao+de+trancista+e+regularizada.html) e agora a direção da Antab faz o lançamento oficial das oficinas regionalizadas de "Especialização em cabelos afros e designer em tranças" que acontecerão a partir de Abril em 04 sub sedes no estado da Bahia.
Neste próximo dia 30 de Janeiro acontece em Salvador abrindo o calendário de eventos técnicos na área de estética afro, o Workshop de Permanente e Coloração para o publico afro. O evento também marcará o lançamento das seletivas do concurso MISS BRASIL AFRO no estado que estará definindo até Agosto a representante baiana que irá participar da final nacional em novembro no Rio de Janeiro.
Como atrativo do evento acontecerá a apresentação da linha Afro Wave, especializada para atender a demanda de cabeleireiros e consumidores que buscam condições adequadas para a produção capilar de cabelos afro e étnicos.
Além disto haverá a apresentação dos profissionais que farão parte da comissão do estado no Programa Beleza Étnica Brasil 2014, que terá a missão de desacar a beleza e a estética afro como um dos principais atrativos do turismo de negócios e de entretenimento no país para Copa do Mundo de 2014 com a realização de eventos e feiras envolvendo os países que integram o Circuito Internacional do Afro Negócio. Esta atividade faz parte do Programa de Turismo Étnico Afro de Negócios agregado a difusão e promoção da raizes culturais afro-brasileiras idealizado pela ANTAB em parceria com a empresa Etnic Hair Beauty de São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3186-9125/ 8642-1980